segunda-feira, 28 de julho de 2014

Viajar é uma escolha

Li o texto do Seu Mochilão e me inspirei pra escrever o meu, porque o tema define minha vida hoje!

Acho que viajar, conhecer o novo, o diferente, sair de casa, mesmo que seja numa cidadezinha vizinha, desde sempre esteve na cabeça das pessoas, nos sonhos e nos planos, quem sabe nos longos prazos, naquela listinha de fim de ano/ano novo... E hoje tudo tem facilitado pra que esse item seja realizado. Com planejamento e persistência (pra alguns sorte?!) é possível realizar qualquer viagem! 

Mas pra isso é necessário QUERER viajar, querer estar disposto a conquistar novos destinos, espaços, expectativas e experiências. Pra mim, o que prende as pessoas são o dinheiro, o tempo e os laços. Ainda tem os que pensam que largar tudo pra ir atrás de uma nova experiência seja insensato... Mas desde sempre escutamos nossa mãe falando "...criamos nossos filhos pro mundo", então mundo, lá vou eu!

Meu intercâmbio é um sonho que tenho desde sempre. Falhou quando eu tinha 18 anos, surgiu uma oportunidade quando eu tinha 20 pra ir pro Canadá num de curta duração, que ao invés de satisfazer o meu desejo, só aumentou a vontade e a curiosidade de fazer um de longa. E a oportunidade bateu na minha porta menos de um ano depois! O que eu estou "deixando" pra trás com certeza vai trazer consequências futuras que eu terei que arcar: to trancando a faculdade por dois anos (o que me faz contar mais 5 anos de graduação pela frente, pelo menos); to atrasando minha entrada no mercado de trabalho; e também to deixando a minha família num momento não muito oportuno... Fora as amizades que quando você volta talvez não estejam mais ali e todas as coisas materiais que tem que pra trás.

Mas pra isso eu penso no que eu já fiz na vida pra conseguir uma viagem desse tamanho, o quanto eu quis isso tudo pra mim... a faculdade vai estar lá, eu vou terminar talvez muito melhor do que quem se forma nos 5 anos porque eu vou estrinchar todo o conhecimento que a PoliTo tem a me oferecer; a minha entrada no mercado de trabalho tende a ser ótima, apesar de tardia, porque eu vou ter me profissionalizado nesse tempo "estacionada", com experiência na área, mais um idioma no currículo e mais madura; a família pode compreender a ausência tendo sempre diálogo, planejamento, apoio e claro, contato, e quem sabe não fazer uma visita?! 
O meu momento é agora e a minha escolha foi essa, depois eu tenho que "sossegar" e virar "gente grande" com problemas de gente grande (rs) e começar a correr atrás dos porquês daquilo tudo que me fez querer sair daqui... O que não me impede de fazer viagens de férias, né? Haha

Viajar, como o Rafael fala no texto, é mais que conhecer pessoas e culturas novas, é ter a capacidade de ampliar nossa consciência, é enxergar nossa verdadeira identidade, tendo toda a liberdade do mundo, sem ter o único objetivo de descansar e sim de aprender, modificar, crescer e (se) conhecer! 

E você, faria essa escolha?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...