sábado, 8 de agosto de 2015

PoliTO - Politécnico de Torino

Como o prometido, ta aqui um post só sobre a PoliTO! Vou falar bastante, mas quero primeiro deixar uma coisa clara: eu tive uma experiência muito ruim com a PoliTo e sou o tipo de pessoa que perde a vontade e a curiosidade depois de baldes de água fria. Cheguei com muita vontade de estudar, mas não tive sorte com as pessoas que cruzei nas salas de aula e acabei desistindo de matérias e de conhecer italianos por conta disso. Não levem meu depoimento como único, foram as minhas experiências e talvez minha grande expectativa que se chocou um pouco com a realidade, a PoliTo é a quinta melhor faculdade de arquitetura do mundo, mas estejam preparados para um ritmo e sistema de ensino diferentes do Brasil. 

Recepção
Nós tivemos uma recepção bonita, no campus Duca degli Abruzzi, onde gente importante fala, intercambista que está indo embora fala, intercambista que está chegando fala, pessoal engravatado e tal, nessa recepção a gente recebe um manual e as boas vindas. Mas temos outra, pelo menos na Arquitetura, nada menos formal, para explicar como serão as coisas, finalizar o Learning e apresentar os Academic Advisor. Essa reunião foi uma bagunça, um acúmulo de falta de informações de quem estava falando lá na frente e eu saí mais perdida do que cheguei. Sabendo quem era meu Advisor, entrei em contato com ele pra tentar resolver os problemas, e o resultado é que só fui matriculada nas disciplinas cerca de um mês depois. Eu soube que algumas pessoas reclamaram da desorganização, então espero que a desse ano seja melhor, porque é de extrema importância ser bem recepcionado e saber que pode contar com a Instituição, afinal você veio por ela.


Campi
O Politécnico de Torino se divide em alguns campus na cidade: o de Arquitetura, no Valentino; o de Engenharias, na Duca degli Abruzzi; o de Design, em Mirafiori; e de Paisagem, no Lingotto. Não é regra, algumas vezes arquitetura faz na Duca, Engenharia faz no Mirafiori e por aí vai...
A questão que devemos prestar atenção onde é cada matéria que escolhemos, porque nós e os Erasmus (intercambistas europeus) podemos escolher QUALQUER matéria dentro da área e aí pode bater horários ou ter outros conflitos dentro das disciplinas. Por exemplo, eu faço Arquitetura, dentro de Indústria Criativa, posso fazer matérias de cinema (artes), de design e de diferentes arquiteturas (como Restauro e Sustentabilidade), mas cada uma dessas matérias é em um lugar diferente, então prestem atenção na hora de preencher o Learning oficial.

Professores
Os professores me passaram a impressão de serem extremamente formais. Logo de cara já percebi que aquela relação bacana entre aluno e professor não existiria, mas tentei já chegar me apresentando e falando que não estava matriculada e tudo mais: ninguém me deu bola. Ok. Assim que começaram as divisões para trabalhos, fui lá de novo dizer que não conhecida ninguém e tive esses resultados:
- um professor disse que o problema não era dele de eu não conseguir grupo, e que eu não poderia fazer individual. Como não consegui grupo, tive que desistir da matéria;
- outro não queria me colocar em nenhum grupo porque eu não estava matriculada devidamente ainda (o problema inicial), mas por fim me colocou num grupo com duas meninas. Fiz a matéria até o fim;
- na terceira matéria, o professor disse que intercambista não conhecia a matéria tão bem quanto os europeus, então teríamos que ler um livro, enquanto o restante da turma faria um trabalho;
- a quarta matéria eu desisti pela carga horária.
Gente, imagine você, sozinho num país que não conhece, sem falar a língua direito nas primeiras semanas, levar esses "baldes de água fria" logo de cara, foi complicado, foi chato, e me travou em relação a faculdade e aos italianos. Achei muita falta de preparo para uma faculdade que estava recebendo 112 alunos brasileiros só naquele ano, fora os Erasmus e pessoal por conta própria, precisa de mais cuidado!

Alunos
A matéria de projeto era a que eu mais estava animada! Mas foi mais engraçada do que produtiva... os alunos copiam TUDO que o professor fala, e ai de você de atrapalhar as aulas ou pedir o material deles emprestado, só falta morder. O pessoal tem a cultura de passar com 30 (o nosso "10") e a competitividade é grande, e quando você tem contato com eles a desconfiança é maior ainda. No meu grupo não me deixaram fazer quase nada do projeto em si, só pesquisas, buscar coisas na biblioteca, fazer as partes escritas, e mesmo quando eu dava ideias ou me dispunha para fazer algo, era desconversado. As meninas pareciam ser bacanas como pessoa, mas dentro da sala de aula a coisa é diferente, não tem amizade. E isso foi num geral dentro do meu círculos de amigos, a maioria teve as mesmas experiências que eu (ou piores, uma amiga minha foi convidada a se retirar de um grupo gratuitamente). Inclusive na engenharia, salvo algumas exceções, quem fez amizade fez fora da sala de aula, com atividades extracurriculares, ou conheceu por causa de amigos em comum, ou por morar com italianos.
Infelizmente eu só fui ter contato com o pessoal de fora da faculdade no fim do intercâmbio, pois depois de ter tido tanta experiência pessoal ruim, criei uma barreira e os evitei por um bom tempo.

Biblioteca
O sistema é muito bom em relação com o da minha faculdade no Brasil: com uma biblioteca inteira só pro meu curso, tem muitos títulos interessantes, além do fluxo ser menor e podermos ficar mais a vontade. O espaço tem mesas de estudos equipadas com tomadas e luminárias, internet rápida, máquina de fotocópia e computadores disponíveis para busca do catálogo. É possível emprestar dois livros por vez e a única coisa que achei complicado, foi entender o código do livro para encontrá-lo, mas depois que pega o jeito, é tranquilo. Também nunca tive problema com grosseria ou falta de educação quando perguntei algo, ou expliquei que não entendia o italiano ou as regras, pessoal super tranquilo e querido.

Provas
As minhas provas foram orais, algumas individuais outras com a turma toda, mas todas orais e intimidantes. Eu acho esse método melhor que as provas escritas, mas me dei mal por não ter o hábito. Alguns amigos fizeram provas escritas e depois orais, outros só escritas, depende da matéria e do professor.
Nas provas que fiz, antes e durante os professores eram mais sérios, mas assim que te passavam a nota (é dita na hora mesmo) mudavam totalmente, eram menos rígidos, até fizeram brincadeiras...
E o esquema de notas é até 30, a média é 18. Nós nos contentamos com 18, mas é tranquilo tirar mais porque os professores dão uma colher de chá pelo nosso italiano (:

A faculdade
Estrutura, excelente. Tomadas, internet, mesas e cadeiras boas, laboratório e plotagem gratuitos, salas arejadas, quadro e computadores em bom estado para os professores, microfone, tudo em perfeitas condições e limpeza (inclusive os banheiros). A PoliTo tem várias salas de estudos, onde o sinal do wifi pega mal e só tem mesas e cadeiras, lugares para estudar mesmo, silenciosos e sem distrações. Tem bicicletários em todos os lugares, tem estacionamento para carros, tem livraria dentro do campus da Duca.

Incoming Students
É o departamento que resolve tudo para gente, fica no campus da Duca, logo na entrada (fica aberto todos os dias, menos nas quarta feiras, das 9h-11:30h) e pode-se conversar com eles via email interno da polito, vão tirar dúvidas, nos matricular, entregar documentos, timbrar... Provavelmente vocês vão falar com a Chiara, uma querida e um anjinho quando você precisa, no começo quando estava toda perdida ela me ajudou muito e só tenho elogios para ela!

La Mensana
Chamamos de Mensa, é o nosso RU. Sempre com a apresentação da carteirinha, você pode escolher entre o Piatto Unico (massa, carne e contorno) de 2,5€ que te dá direito de pegar 2 pães e uma sobremesa (ou uma fruta ou um iogurte) e água de copo; ou pelo Menu Italiano, que você escolhe um primo, um secondo e um contorno (geralmente são carnes melhores), também tem a sobremesa, água e os pães e custa 3,5€. A Mensa é terceirizada, tem uma dentro do campus da Duca, uma fora (e melhor) na casa de estudantes e a do Castello é fora, na via Galliari, 30 (não é muito boa).

Eu estou fazendo um vídeo, mas está ficando bem atrasado, então resolvi postar primeiro essas coisas da faculdade, e depois faço um upload do vídeo apresentado a PoliTo, fiquem de olho!

Tem mais alguma dúvida pertinente? Deixa nos cometários (: Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...