quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Arrivederci, Roma!

Eu gosto de fazer um "top 10" com coisas boas e ruins das cidades que eu visito, mas eu não conseguiria fazer o de Roma porque eu amei tudo na cidade, então só vou expor minhas impressões e dar algumas dicas pra quem visitá-la (;

                     

Dicas
Começando pelo hotel: não posso dar dica nenhum de hotéis porque ficamos em um bed&breakfast beeeem longe de tudo, que apesar de não ter acontecido nada de ruim (opa, pagamos 50€ de táxi por causa da moça, então teve), não tenho muito a comentar. Só escolha um bem no centro pra facilitar a vida, e que tenha café da manhã;
Metrô: as linhas de Roma são apenas duas e bem simples, mas não aconselho usá-las (a menos que seu hotel seja longe como o nosso), tudo é muito perto e cada caminhada (use calçados confortáveis) é uma descoberta nova, desde grandes edifícios da Roma Antiga até lojinhas e restaurantes... Andando de metrô você economiza tempo, mas perde essa essência italiana, e essa cidade é pra ser vivida e sentida, não apenas visitada;
Atrações: não precisa entrar em tudo que é museu, pesquise antes o que você interesse em ver porque de atração em atração, você deixa uma fortuna pra trás (cada entrada é em torno de 10€), veja os ingressos múltiplos, e se você for querer visitar bastante coisa o RomaPass compensa bastante! As igrejas são geralmente gratuitas, mas não esqueça de entrar com os ombros cobertos e com shorts/saias mais compridinhos (apenas uma dava um tnt para nos cobrirmos, o restante barrava). Apesar de eu ter dado sorte, dizem que as filas são enormes principalmente nas ruínas e museus do vaticano e que é bom comprar antecipadamente;
Comida: na Itália tem alguns restaurantes com o prato do dia que inclui bebidas no preço, evite restaurantes para turistas (que te empurram pra dentro e tem cardápio em inglês) algumas refeições podem sair mais caro do que o planejado e você comer "médio". E você encontra bastante traillers com pedaços de pizza, sanduíches, gelatos e bebidas para tapear o estômago;
Água: existem biqueiras de água potável em cada esquina, compre uma garrafinha e sempre carregue com você que não precisa ficar comprando toda hora;
Souveniers: é caro! Não dá pra comprar pro vizinho, gato, cachorro e papagaio se você tiver o dinheiro contadinho, mas os postais são baratinhos (: Tem milhares de lojinhas por todos os cantos da cidade e ainda tem os vendedores ambulantes, que nem sempre vendem mais barato!
Clima: julho-agosto-setembro faz muuuuito calor! Rio Roma 40°! Não é bacana pegar uma insolação, então se for nessa época proteja-se muito bem porque o Sol é de lascar. A melhor época para visitá-la é na primavera por ter temperaturas mais agradáveis...





Impressões
Se você pensa que vai andar por Roma e vão aparecer romanos cantando, tocando, oferecendo ajuda se você tiver uma mala de 20kg para subir numa escadaria, está muito enganado(a). Também não espere que falem inglês. Claro que tem suas exceções, mas a cortesia/educação durante minha viagem foi nota 1 (pra não ser injusta). Mas tudo bem, nisso a gente dá um jeito...
Em relação a segurança é sempre bom lembrar que não é por estar na Europa que não se deve tomar cuidado, mas eu achei relativamente seguro: andei com câmera no pescoço, essa cara de turista, tirando foto de qualquer vespa que eu via, e não tive nenhum problema em relação a isso. Tem muito estrangeiro (eu acho que são imigrantes) vendendo pulseirinhas e rosas que às vezes são insistentes, nessas horas não adianta ser educado, diga um não mais grossinho que eles desistem. Tome cuidado com os que distraem para outros roubarem bolsas e carteiras, principalmente nas piazzas
No mais, apaixone-se pela cidade... É linda! Amei cada janelinha com flores, cada pedaço de história, cada mini veículo, o sotaque, cada museu, cada vista. Aproveitei cada pedaço do que era possível nos meus quase 4 dias romanos e não me arrependo de nada! E além de tudo reforçou meu amor pela arquitetura e pelo restauro. Indico a todos que tenham um mínimo interesse/curiosidade em história, arte, religião, gastronomia, arquitetura... 






---
 PS: Minhas fotos são tiradas de uma Nikon P510 e algumas com o Moto X câmera de 10Mp, e a grande maioria não possui filtro nenhum (só em algumas poucas que eu apareço e tento mexer na saturação, mas só). Sou fã de fotografia e gosto de ver os resultados como eles saem da máquina, aproveitando o máximo que ela pode me oferecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...