quarta-feira, 1 de abril de 2015

Casa dolce casa...

Como aqui é meu cantinho, pelo menos aqui, eu posso desabafar sobre o que eu quiser né? Então tá, to precisando de um ombro amigo, hahaha. 
Quando ainda estava lá na minha amada Curitiba encontrei esse apartamento que era perfeito: térreo (eu tinha medo de não ter elevador), há 5 minutos a pé da minha faculdade, do lado do parque mais bonito da cidade, no bairro badalado, com acessibilidade pra todos os cantos da cidade. Podia querer mais? Não. Amei tanto que corri atrás das minhas colegas de casa com muito afinco e pressa, pra realmente não perder essa oportunidade, e encontrei as meninas: Carol, Ka, e Carolina, aí sím minha felicidade estava completa! Fizemos todos os procedimentos e em agosto cheguei na minha Casa dolce casa, feliz com meu cantinho e com minha nova família provisória... 
Mas eu cometi um erro muito grande nesse processo todo: aceitei dividir quarto com qualquer pessoa que aparecesse, porque afinal, todo mundo que se dispõe a fazer intercâmbio é do bem e é disposto a conhecer novas culturas e costumes, né? Não... 
Minha compagna di stanza me odeia, e sinceramente, não sei porque. Ela até fez uma reunião mas os argumentos dela não justificaram tanta agressividade diária, e se não bastasse ela ainda tem problemas com uso de substâncias nocivas, que ao meu ver estão ligados ao fato dela não ter noção de certo e errado. Meus problemas com ela acontecem desde o fim do ano passado mas eu respirei fundo muitas vezes, conversei com pessoas próximas, ouvi conselhos, dei chances e esperei, afinal é só um ano e ele já tava na metade... Mas um ano dividindo sua intimidade dentro do mesmo quarto com alguém que mexe e estraga suas coisas sem permissão, não olha na sua cara, ignora sua existência com provocações, é quase insuportável. "Nossa Isy, você está sendo dramática, ou sendo exagerada", então lhes convido para vir ficar no meu lugar ou ao menos se por na minha situação, ta? Acrescento a tudo isso que comportamento e educação vem de berço, e assim que eu conheci o berço dela, tive a certeza de que conversa nenhuma adiantaria com alguém que foi criado por pessoas com atitudes mais infantis que a dos meus irmãos de 10 anos. Eu esperava mais de "pais", mesmo com o orgulho ferido, a imagem de adultos que eu tenho é como o da minha mãe, que reconhece os meus erros, me pune por eles quando necessário e acima de tudo é justa.
Conversei com pessoas que me conhecem mesmo não estando aqui e falei de tudo dos dois lados, porque eu sei quando e quais erros eu cometo, sei que quando eu quero sou difícil de lidar e sou orgulhosa. Mas eu respeito o outro, o máximo que posso fazer é ignorar, fazer cara feia, nada além disso, nunca prejudicaria uma pessoa, ainda mais por algo tão fútil. Quem me conhece mesmo sabe que eu aceito conversas e é muito fácil amolecer meu coração: só não seja escrota, debochada e saia falando para terceiros coisas mal explicadas ou ainda mentiras. Se sentar com humildade, é muito improvável que eu vire as costas e continue "emburrada", como a dona Aracy diz. 
E no fim de tudo, fiquei tão exausta em não poder estar em paz dentro da minha tão querida casa, em nunca saber se minhas coisas estarão da maneira que eu deixei quando saí, em ter cheiros desagradáveis dentro de casa, em nem chamar mais amigos pelo clima pesado que pairou sobre o meu teto, e as vezes nem conseguir dormir direito por pura falta de respeito, que eu decidi sair de casa, da casa que eu escolhi e me encantei, da única casa que tem quintal dos CsF que eu conheço, eu resolvi deixar meu até então cantinho, que eu fiz o possível pra deixar minha cara, da casa que eu corri atrás pra constituir a "família". Isso tudo por causa de UMA pessoa, que vendo toda a situação, fez o que? Riu. Como que pode? 
Pagarei o preço da minha paz com uma multa, mas com o coração apertado. Triste por não estar rodeadas só de pessoas boas, por ter que me sacrificar e me retirar por conta de falta de educação em casa, por ser vista como uma pessoa que eu não sou. 

O intercâmbio está quase acabando e até agora essa foi a única experiência ruim que vou tirar de tudo o que fiz, e deixo o conselho aos próximos alunos, sempre pesquise o histórico da pessoa que você pretende dividir quarto, não passe pelo o que eu passei, as pessoas não são criadas da mesma forma que você e não se importam em te machucar e não vão olhar pra trás pra ver o estrago.
E digo mais: seja melhor que eu, quando existir um problema não se abale tanto por ele, eu tenho o péssimo costume de segurar comigo todas as frustações e decepções das pessoas. Só quem sente sou eu e quando acumula tudo eu explodo, e no fim só eu saio na pior. Então calourinho de intercambio, seja melhor! Seja superior! E no fim tudo da certo (;

Compagna, se você ler, se cuida ta? E boa sorte na vida...

6 comentários:

  1. Oi Isy!
    Que situação péssima! Acho que você aguentou por muito tempo! Isso que a postagem não diz detalhadamente tudo o que você sentiu e passou em cada um dos dias, né? Imagino a sua tensão em nunca sentir que suas coisas estariam, de fato, em paz. :///
    Mas que bom que você se mudou! Espero que só tenha felicidade até o fim dessa jornada!
    Ahh, uma vez que escrevi um comentário mas acho que não chegou. Estava na fase de escolha das unis do edital que viajará neste ano. E agora é certeza que irei pra Torino! :D :D Como é o novo lugar onde está? Se puder me dar dicas de apartamentos, vai me ajudar muito! :)

    Obrigado e boas energias!

    ResponderExcluir
  2. Oi Willian!! Pois é, é complicado essa questão de confiar tudo que você tem num lugar que você está sozinho. Felizmente eu não soube de mais casos aqui em Torino, mas conversando a respeito com outros amigos meus que estão fazendo o CsF, isso não é tão raro /: Mas serve de experiência, né? Haha

    Ai que boom que você passou aqui, eu vivo falando e tenho certeza que você vai concordar, Torino é mágica! Amo cada canto dessa cidade.
    Agora que já estou ~chorando~ no último trimestre, dá pra dar dicas do intercâmbio melhores, vou postar com mais frequência. E do apartamento, todo mundo libera em julho/agosto né? Aí veja no grupo do CsF que vamos começar a divulgar logo logo...

    Muuuita boa sorte nessa sua experiência, desejo tudo de melhor, e sempre que precisar dá um grito!!

    ResponderExcluir
  3. Espero mesmo amar essa cidade, sinto que assim será! :D
    Aguardo mais dicas de intercâmbio aqui no seu blog. Vi seu post no grupo Affitti Torino e achei seu novo apê bem bonito! Espero que a nova convivência seja boa!
    Recebi a carta de aceite e o início do intercâmbio será dia 14/09. Mas os pessoal do csf do ano passado vão embora em agosto, né? Estou querendo ir no começo de setembro por uns motivos médicos, espero conseguir um apê legal e não ficar na sobra (já que quem puder, deve tentar ir em agosto).

    Gosto muito do seu blog, continue postando!

    Abraço :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai amar cada pedacinho dela. O mágico de Torino é que você bate perna o tempo todo e derrepente, 6 meses depois passando pelo mesmo lugar você descobre algo que nunca tinha visto.
      Fica tranquilo, tem apê pra todo mundo, ninguém fica sem! Procura nesses grupos de affitti ou no bakeka.it, ou já converse com alguém pra dividir apê se for o caso. Eu sei que é normal e estava assim também antes de vir, mas relaaaxa, tudo vai dar certo

      Excluir
  4. Estou encantada pelo seu blog! Ja posso sentir a sensação de estar andando pelas ruas de Torino! Muito chata a situação que você passou! Espero que eu não passe pelo mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que coisa mais gostosa de se ler :D
      Fico muito feliz de saber que tá sendo útil, e que vocês estão gostando!!

      Sobre a situação, foi tudo resolvido e todo mundo está bem agora (na verdade eu não sei da outra menina, mas acredito que sim hahaha). E com certeza não vai acontecer, fica tranquila, foram circunstâncias e pessoas específicas :p

      Excluir

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...